Início RJ Bases de UPPs do RJ em contêineres serão trocadas por unidades blindadas,...

Bases de UPPs do RJ em contêineres serão trocadas por unidades blindadas, diz secretário da PM

Anúncio foi feito durante evento sobre vitimização policial. Oficial não informou em quanto tempo mudanças ocorreriam. Secretário não prevê extinção de mais unidades.

25
0

O secretário estadual de Polícia Militar do Rio de Janeiro, Rogério Figueredo, afirmou nesta terça-feira (14) que todas as bases de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs) do estado que hoje funcionam em contêineres serão trocadas por unidades fixas, construídas em concreto e com vidros blindados.

De acordo com o secretário, a forma de viabilizar as trocas das bases foi assinar um termo de ajustamento de conduta (TAC) com empresas que têm pendências judiciais.

O acordo, segundo ele, foi mediado pelo Ministério Público do Trabalho e o objetivo é que as companhias quitem dívidas arcando com a reestruturação das UPPs. O secretário não informou se há um prazo para que as mudanças sejam feitas.

O anúncio das trocas ocorreu durante discurso do oficial no 2° dia do I Simpósio Nacional de Vitimização Policial, no Centro de Convenções SulAmérica, no Estácio.

Antes de propriamente falar das alterações, o secretário criticou o modelo de pacificação citando, por exemplo, a ida de policiais recém formados para atuar em áreas instáveis.

“Fomos sendo vítimas simplesmente por estar patrulhando determinada área”, lamentou o secretário.

Ainda assim, com a troca das bases por locais mais seguros, Figueredo afirmou a imprensa que não está prevista a extinção de mais UPPs.

Em abril de 2018, o então Gabinete de Intervenção Federal na Segurança Pública do Rio determinou que 19 das 38 unidades seriam extintas.