Início MG Em Uberaba, UFTM abre inscrições para curso prático de paleontologia e geologia...

Em Uberaba, UFTM abre inscrições para curso prático de paleontologia e geologia no Complexo de Peirópolis

São dez vagas para o Programa de Treinamento de Estudantes Universitários; inscrições começam na quarta-feira (12).

36
0

Serão abertas às 9h de quarta-feira (12) as inscrições para o Programa de Treinamento de Estudantes Universitários (Proteu) 2019 em Uberaba. No programa, os estudantes terão a oportunidade de participar de escavações e das diversas atividades desenvolvidas no Complexo Cultural e Científico de Peirópolis (CCCP).

Ao todo, são dez vagas, sendo cinco para alunos da Universidade Federal do Triângulo Mineiro e cinco para alunos de outras instituições. Podem participar os estudantes de graduação dos cursos de Ciências Biológicas, Geologia, Ciências Naturais e Geografia de todas as instituições do país. As inscrições vão até o dia 19 de junho e devem ser feitas por meio de um formulário online.

Os candidatos também devem escrever uma carta de intenções e enviar para o e-mail proteu.uftm@gmail.com. As cartas serão examinadas por dois avaliadores, que julgarão os seguintes critérios de argumentação (3,5 pontos), clareza (3,5 pontos) e objetividade (3 pontos). A nota final corresponderá à média das duas correções. O resultado será divulgado no dia 24 de junho.

O Proteu 2019 será realizado de 8 a 12 de julho, das 8h às 17h em Peirópolis, totalizando 40h de atividades. Como será um curso intensivo, todos os alunos deverão ficar hospedados no alojamento do CCCP, devendo ingressar na manhã do dia 8 de julho e sair ao final, no dia 12. Os estudantes selecionados deverão levar trajes próprios para atividades de campo, roupa de cama e banho e mantimentos para o preparo de almoço e jantar.

O Proteu

O programa está na 18ª edição e atende a alunos de várias universidades do país e tem como proposta ser um curso de imersão em paleontologia e geologia, focando os aspectos locais e possibilitando uma vivência prático-teórica do contexto em que se inserem as ações desenvolvidas prioritariamente em Peirópolis.

São desenvolvidas atividades como aulas teóricas acerca de conceitos gerais de geologia e paleontologia, geologia regional, além de um curso condensado sobre as ações desenvolvidas pelo Centro de Pesquisas Paleontológicas Llewellyn Ivor Price (CPPLIP/UFTM) ao longo de 26 anos.

Nas atividades práticas, os alunos participam das etapas de escavação e preparação dos fósseis, domínio da técnica de “screen washing”, leitura e discussão de bibliografia especializada, confecção de réplicas, oficina de paleoarte e atendimento aos visitantes no Museu dos Dinossauros.

Alunos poderão acompanhar as etapas de escavação e preparação dos fósseis  — Foto: UFTM/Divulgação

Alunos poderão acompanhar as etapas de escavação e preparação dos fósseis.