Início Esporte Velejador se torna 1º atleta de Aruba a conquistar medalha no Pan...

Velejador se torna 1º atleta de Aruba a conquistar medalha no Pan e deixa brasileiro fora do pódio

Nascido na Holanda, Mack Eerenbeemt conquista a medalha de bronze na classe RS:X masculino. Brenno Francioli terminou em quarto lugar, mas ficou feliz pelo amigo

224
0


Aruba conquistou, nesta sexta-feira, sua primeira medalha em todas as edições da história dos Jogos Pan-Americanos. Foi um bronze, e o feito veio com o velejador Mack Eerenbeemt, na classe RS:X M. O terceiro lugar foi confirmado apenas na prova de disputa de medalha na Baía de Paracas, a cerca de 250km de Lima, capital do Peru. Nascido na Holanda, ele comemorou a vitória após a conquista histórica:

– É a primeira medalha do meu país, fiquei brigando com o Brasil. Estou muito, muito feliz. É a primeira de toda a história. Estou feliz de ser o primeiro atleta a conseguir – falou Mack.

Na prova que decidiu a competição, Mack obteve a melhor colocação da regata. O ouro, contudo, ficou com o argentino Saubidet Bautista. O americano Pedro Pascual foi prata. Apesar de obter a terceira colocação na prova por medalha, o brasileiro Brenno Francioli terminou em quarto com as somas de todas as regatas.

– Eu não sabia dessa informação, estou mais feliz ainda pelo Mack, que é meu amigo e parceiro de treino. Sabemos da qualidade um do outro. No Mundial da Juventude que corremos há uns anos, eu fiquei em terceiro e ele em quarto. Foi a vingança dele. A gente é amigo. Estou feliz. Quero aprender mais com ele e sei que ele vai aprender comigo também – falou o brasileiro.

Somente dois países iniciaram o Pan de Lima sem medalhas na história. Além de Aruba, o outro eram as Ilhas Virgens Britânicas, que acabaram ficando com o ouro com Chantel Malone na modalidade salto em distância.

O Pan de Lima

O Pan de Lima reúne cerca de 6.580 atletas de 41 países das Américas. Dos 39 esportes, 22 valem como classificação para os Jogos Olímpicos de Tóquio, em 2020. No total, o Brasil terá 485 atletas em ação na capital do Peru. E os canais SporTV transmitem ao vivo os principais eventos até o dia 11 de agosto.