Início ES Incêndio atinge o Parque Nacional do Caparaó

Incêndio atinge o Parque Nacional do Caparaó

Parque é uma área de preservação ambiental permanente e abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira.

94
0

Um incêndio destrói a vegetação do Parque Nacional do Caparaó, na divisa entre Minas Gerais e o Espírito Santo, nesta sexta-feira (13). A administração do parque confirmou um incêndio de grandes proporções.

Segundo o Corpo de Bombeiros de Minas, além de equipe da própria corporação, cerca de 30 voluntários ajudam a combater o fogo, que começou por volta das 14h. Bombeiros do Espírito Santo também vão ajudar a combater as chamas.

O parque é uma área de preservação permanente e abriga o terceiro ponto mais alto do país, o Pico da Bandeira, com 2.892 metros, segundo o Instituto Chico Mendes (ICMBio).

De acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), o índice de queimadas no Brasil é o maior dos últimos sete anos. Em Minas Gerais, o número de incêndios aumentou 45% em realçaõ ao ano passado.

Nesta semana, a Serra da Moeda, a Serra do Rola Moça, ambas na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e uma mata em Barão Cocais, na Região Central de Minas, foram atingidas por queimadas.

A queimada na Serra do Rola Moça atingiu parte do bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana, no último domingo (8).

Parte do Parque da Serra do Rola Moça foi queimada — Foto: Reprodução/TV Globo

Parte do Parque da Serra do Rola Moça foi queimada.

Na Serra da Moeda, em Itabirito, brigadistas e bombeiros conseguiram extinguir o fogo que atingiu uma área de quase dois quilômetros. A região foi vistoriada na manhã desta sexta-feira (13), e nenhum foco foi encontrado.

Em Barão de Cocais, vários pequenos focos de incêndio foram registrados ao redor da cidade.