Home / Economia / Black Friday no DF tem descontos em lojas, postos de combustíveis e no preço da carne

Black Friday no DF tem descontos em lojas, postos de combustíveis e no preço da carne

A Black Friday começou, nesta sexta-feira (26), com lojas abrindo antes do horário habitual, no Distrito Federal. Uma novidade deste ano, foram promoções em produtos como gasolina e carne.

Além dos descontos no comércio de rua e nos shoppings, um posto de combustíveis na Asa Sul reduziu o preço e anunciou uma promoção do litro da gasolina, vendida a R$ 6,92.

No último mês, o Distrito Federal registrou 1,25% de inflação – o mais alto para o mês desde 2002, quando o índice chegou a 1,82%. Nesse período, o preço da gasolina no DF foi considerado o segundo maior do país, chegando a média de R$ 7,21, atrás apenas do Rio de Janeiro, onde o litro saia por R$ 7,237, em média.

No segmento de alimentos, um açougue, na quadra 403 da Asa Sul, está oferecendo desconto de 10% no preço dos cortes de carne bovina.

Comércio abre mais cedo sem grande movimentação de clientes em Black Friday, no DF — Foto: Artur Bernardi/TV Globo

Comércio abre mais cedo sem grande movimentação de clientes em Black Friday, no DF.

Os shoppings e lojas de rua também se prepararam para a data, e abriram mais cedo. Um estabelecimento comercial, no centro do Plano Piloto, abriu as portas às 7h, mas até o final da manhã, não havia registro de grande movimento.

De acordo com o superintendente do shopping Conjunto Nacional, Giuliano Bragaglia, o fluxo de pessoas deve aumentar durante a tarde. “Mas nós estamos com uma expectativa de crescimento de vendas, em relação ao último Black Friday, na ordem de 10%”, afirmou.

No centro de Taguatinga, as lojas abriram uma hora mais cedo e tiveram reforço na equipe de vendedores. Mas durante a manhã, a maioria ainda estava esperando os clientes.

Vendas e golpes online

Segundo o economista da Confederação Nacional do Comércio, Fábio Bentes, no Brasil, a Black Friday é um evento predominantemente online.

“Mais de 70% das vendas, no varejo, ocorrem no e-commerce. E a internet é muito eficiente em termos de comparação de preços”, explicou Bentes.

Para não perder as ofertas, a advogada Ana Luiza Jacobsen começou as compras de forma online, logo quando o relógio bateu meia-noite. “Muitas vezes acaba o estoque, acaba o produto. Ano passado eu já tinha escolhido um produto e quando eu fui lá no final do dia, já tinha acabado”, conta.

“A gente não corre mais para as lojas, a gente corre para o computador. Abre um monte de aba, compara todas as lojas. Compara as avaliações e escolhe, para evitar que tenha que trocar o produto”, explica Ana Luiza.

Por isso, especialistas alertam para os golpes virtuais. Segundo o jornalista de tecnologia, Thássius Veloso, uma dica importante é jamais clicar em links que chegam por mensagem no celular.

“Por que alguém que você nunca viu na vida iria querer te mandar uma oferta assim, do nada. Os criminosos utilizam dessa mecânica para publicar páginas falsas, que acabam capturando as informações do consumidor”, explica Thássius.

“Economizar é bom, mas dá trabalho. É por isso que na Black Friday, o ‘desconfiômetro’ tem que estar lá em cima. Vale aquelas boas práticas de manter instalado no celular os aplicativos oficiais das principais lojas, daquelas empresas nas quais você mantém relacionamento. Porque, assim, você fica sabendo das ofertas em primeira mão”, sugere o especialista.

É importante pesquisar

Para não cair nesse tipo de cilada, a gerente de projetos Bárbara Worisch começa a pesquisar com antecedência os preços que quer comprar . “Eu já passo a olhar os sites, a criar essas bases comparativa dos valores. Eu anoto tudo direitinho e no dia da Black Friday eu tenho muito mais segurança e tranquilidade de que foi algo que realmente estava valendo a pena”, diz.

Apesar de a data ser uma oportunidade de fazer boas compras que já estavam planejadas, alguns consumidores perdem a linha e acabam exagerando nos gastos.

De acordo com o psiquiatra Alisson Marques, é importante saber que o ato de comprar está ligado as emoções. “Muitas vezes eu posso estar triste e querer comprar para satisfazer minha tristeza. Ou posso estar ansioso e querer comprar para diminuir minha ansiedade. Então, é bastante importante saber qual é a emoção que esta ligada a este ato de comprar. Porque muitas vezes, no momento da compra, eu posso acabar adquirindo objetos que não eram necessários”, alerta.

Veja Também

Bitcoin cai para menor valor em seis meses

O valor do Bitcoin caiu quase 9% nesta segunda-feira (24), para o seu nível mais …