Home / MG / Cidades do Triângulo e Alto Paranaíba informam balanço da vacinação contra a influenza

Cidades do Triângulo e Alto Paranaíba informam balanço da vacinação contra a influenza

A vacinação contra a gripe de 2020 se encerra nesta terça feira (30), segundo o calendário do Ministério da Saúde. O G1 separou como está a situação nas cidades de Araxá, Ituiutaba, Patos de Minas e Uberlândia e Uberaba. Veja abaixo.

A vacinação do calendário vacinal deste ano teve início no dia 23 de março e teve como público-alvo as crianças de seis meses a menores de seis anos, idosos maiores de 60 anos, adultos de 55 a 59 anos, gestantes, puérperas até 45 dias, caminhoneiros, motoristas e cobradores de transporte coletivo, professores, pessoas com doenças crônicas e com condição clinica especial, pessoas com deficiência e pessoas privadas de liberdade.

Araxá

A Secretaria de Saúde informou para a reportagem que até esta terça-feira alguns grupos prioritários do município ainda não tinham atingido a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. De acordo com a coordenadora de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Marcela Mesquita, a necessidade era intensificar a vacinação em crianças, gestantes, puérperas e adultos de 55 a 59 anos.

“As gestantes e puérperas continuam sendo vacinadas no Centro de Atendimento à Mulher das 8h às 11h e das 13h às 16h, enquanto os demais grupos devem procurar as salas de vacina da Unisa, Unioeste, Unicentro, Uninorte e Uninordeste”, explicou a coordenadora de imunização da secretaria municipal de saúde Marcela.

Confira os números atualizados da vacina contra Influenza em Araxá:

  • Crianças: 5.256 – 75%
  • Gestantes: 930 – 80%
  • Puérperas: 151 – 79%
  • Trabalhadores de saúde: 3.511 – 183%
  • Adultos de 55 à 59 anos: 2.518 – 51%
  • Idosos: 13.625 – 123%
  • Grupos com comorbidades: 2.800
  • Pessoas com deficiência: 134
  • Professores: 801
  • Forças de segurança: 401
  • Caminhoneiros: 850
  • População privada de liberdade: 340
  • Funcionários do sistema prisional: 191
  • Trabalhadores de transporte coletivo: 424

Ituiutaba

A Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba encerra nesta terça-feira (30), a campanha de vacinação contra a gripe, e a imunização poderá ser realizada até as 17h em todas as unidades de saúde onde tenham salas de vacina, inclusive na Secretaria Municipal de Saúde.

Estão aptas a receber a vacina, crianças de seis meses a seis anos incompletos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, idosos, trabalhadores da saúde e pessoas acima de 55 anos.

Conforme divulgação do Departamento de Epidemiologia da Secretaria Municipal de Saúde de Ituiutaba, ainda não há informações do Ministério da Saúde sobre a possibilidade de prorrogação da campanha. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (34) 3271.8237.

Patos de Minas

Já foram vacinadas pela Secretaria Municipal de Saúde de Patos de Minas cerca de 41.016 pessoas, com uma estimativa de uma população a ser vacinada de 39.874, gerando uma cobertura geral de vacinação na cidade de 102,86% de vacinados.

O público-alvo a serem vacinados são: Crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes, puérperas, pessoas com deficiência, adultos de 55 a 59 anos, idosos, trabalhadores de saúde, população privado de liberdade, funcionários de sistema prisional, professores, força de segurança e salvamento, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo.

Com relação à cobertura geral, a meta foi atingida com 131,06% de idosos vacinados, 66,59% de crianças menores de seis anos, 58,23% de gestantes e puérperas e 61,07% de adultos, mas a os registros se trata de uma cobertura não homogênea, pois os grupos de crianças, gestantes puérperas e adultos de 55 a 49 anos não atingiram a meta.

Os moradores ainda podem se dirigirem a todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) das 7h30 às 16h30h. Apesar disso, Ainda não tem nenhuma informação oficial sobre a prorrogação da campanha ou se será liberado para outras faixas etárias.

Uberlândia

Quem ainda não vacinou contra a gripe em Uberlândia tem até hoje terça-feira (30) para garantir a proteção contra os três tipos de vírus da gripe, que afeta o sistema respiratório e pode causar complicações graves principalmente nos grupos de alto risco.

A Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) é uma das principais complicações causadas pelas gripes Influenza A (H1N1 e H3N2) e Influenza B, o que faz da vacinação algo indispensável. Atualmente, as crianças de seis meses a menores de seis anos, gestantes e puérperas que são as mulheres no pós-parto até 45 dias ainda não atingiram a meta dos 90% de cobertura vacinal, conforme indicação do Ministério da Saúde.

Destes três grupos, ainda estão sem vacinar 14 mil pessoas, sendo 11.400 crianças e aproximadamente 197 mil pessoas dos grupos prioritários já foram vacinadas e, até o final do dia, podem vacinar todas as pessoas que fazem parte dos grupos prioritários e que ainda estão desprotegidas.

Para continuar garantindo a segurança da comunidade neste momento de pandemia, as equipes das salas de vacina continuam seguindo todas as medidas preventivas, como vacinação em local amplo e arejado e orientação nas filas para o distanciamento. A imunização é feita nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades Básicas de Saúde da Família (UBSF) e em seis Unidades de Atendimento Integrado (UAIs).

A cidade de Uberlândia tem à disposição da comunidade 74 salas de vacinas com horários diferenciados para atender a todos que devem vacinar.

A vacinação não protege contra a Covid-19, que é uma doença nova. A proteção é eficaz apenas para o vírus da gripe (Influenza). No entanto, assim como no caso da Covid-19, a transmissão da gripe ocorre por meio de secreções das vias respiratórias da pessoa contaminada ao falar, tossir e espirrar.

A transmissão também se dá pelas mãos, que após contato com superfícies recém-contaminadas por secreções respiratórias, podem levar o agente infeccioso direto à boca, aos olhos e ao nariz. Por isso, adotar hábitos de higiene, como lavar as mãos frequentemente e cobrir a boca e o nariz com um lenço descartável ou com o antebraço ao espirrar ou tossir é fundamental para evitar a propagação do vírus da gripe.

Confira os horário de funcionamento das Salas de Vacinação

  • UAIs Tibery, Roosevelt, Pampulha, Luizote e Planalto, Martins *exceto São Jorge e Morumb: das 8h às 20h
  • Unidade Básica de Saúde (UBS): das 8h às 18h
  • Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF): Das 7h30 às 16h30h

Uberaba

A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza em Uberaba imunizou 100.699 pessoas contra a gripe. No entanto, em relação aos grupos contabilizados para fins de cobertura vacinal da campanha, apenas 88,18% do público prioritário foi imunizado, totalizando 75.124 pessoas, abaixo da meta de 90%.

Com o encerramento da Campanha Nacional nesta terça- feira (30), conforme estabelecido pelo Ministério da Saúde, o secretário Iraci Neto informa que a cidade de Uberaba irá manter a vacinação para o público prioritário enquanto houver doses nas salas de vacinas.

“Pedimos para as pessoas inseridas naquele grupo prioritário, principalmente crianças de até seis anos, adultos de 55 a 60 anos, mães recentes, ou seja, puérperas com crianças recém-nascidas até 45 dias e as gestantes que busquem as unidades de saúde e as nossas salas de vacina para se vacinarem”, ressaltou o secretario de Saúde Iraci Neto.

Os quatro grupos estão com menor taxa de cobertura vacinal em Uberaba, são as crianças de ate seis anos com 58,67%; Adultos de 55 a 60 anos com 52,75%; Puérperas até 45 dias com 48,79%; e as gestantes com 58,37%. Os Profissionais da Saúde estão com cobertura vacinal de 148,75% e pessoas com mais de 60 anos estão com 107,78% do grupo vacinado.

As pessoas com doenças crônicas, professores de escolas públicas e privadas, profissionais das forças de segurança e salvamento, caminhoneiros, motoristas do transporte público, pessoas com deficiência, pessoas privadas de liberdade e profissionais do sistema prisional não são contabilizadas para fins de cobertura vacinal, mas também podem procurar as unidades de saúde, no entanto desses grupos foram vacinadas 25.575 pessoas.

A vacinação acontece nas Unidades de Saúde das 8h às 16 horas, e nas Unidades do Programa Saúde na Hora o atendimento nas salas de vacinação funciona até as 21h:

Veja baixo as Unidades de Vacinação em Uberaba :

  • Matriciais de Saúde (UMS) Professor Aluízio Prata
  • Matriciais de Saúde (UMS) Álvaro Guaritá
  • Matriciais de Saúde (UMS) Nossa Senhora da Abadia
  • Unidade Básica de Saúde (UBS) Valdemar Hial Júnior
  • Unidade de Saúde da Família (USF).

Veja Também

Veículos funerários com vítimas de batida que deixou 12 mortos na BR-365 se envolvem em acidentes

Três veículos de funerárias, que transportavam corpos de vítimas do acidente na BR-365, que resultou em …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *