Home / SP / Grupo arranca fios de postes de energia e foge com cabos furtados em Itanhaém, SP

Grupo arranca fios de postes de energia e foge com cabos furtados em Itanhaém, SP

Imagens registradas por uma câmera de monitoramento mostram a ação de criminosos que arrancaram e furtaram fios de energia no Jardim Italmar, em Itanhaém, no litoral de São Paulo. Uma moradora diz que foi vítima dos criminosos em dois dias e chegou a ficar quase 12 horas sem energia em casa.

De acordo com a dona de casa, que preferiu não ser identificada, os furtos estão acontecendo há meses. Ela conta que o filho, que mora no bairro Suarão, já teve a fiação da rua onde mora furtada e, na última terça-feira (30), o crime aconteceu com ela, no bairro Jardim Italmar.

Segundo a moradora, por volta das 5h30, ela acordou com gritos vindos da rua. Ao olhar para fora de casa, ela viu um grupo furtando os fios de energia de um poste próximo à casa dela. A moradora afirma que chamou a Polícia Militar, mas ninguém foi até ao local. A Elektro, empresa responsável pela distribuição de energia no município, também foi acionada e resolveu o problema, por volta de 16h.

Porém, nesta quinta-feira (2), os criminosos voltar a atuar no bairro. Ela ouviu, novamente, gritos na rua e flagrou um grupo dividido em três motos puxando fios do poste, que fornece energia para a residência dela. Revoltada, ela gritou com os criminosos, que fugiram sem conseguir concluir a ação.

Ao checar as câmeras de monitoramento, ela verificou que eles já haviam furtado fios de um outro poste mais cedo. Nas imagens obtidas pela à imprensa, é possível ver um homem puxando os fios, assistido por outros criminosos. Em seguida, uma dupla se posiciona em outro poste para furtar outra fiação.

“Tentei vender meu imóvel, mas não consegui. Estou a ponto de fechar minha casa e ir embora porque estamos abandonados. O que vou fazer? Esperar eles entrarem aqui? Quando mostrei as imagens para a Polícia, eles pediram compreensão, disseram que o efetivo da cidade só tem três viaturas. Isso é um absurdo. Itanhaém está cada vez mais perigosa”, relata.

A moradora ainda conta que já teve sua casa invadida por um criminoso em maio de 2020 e até tenta denunciar a situação dos furtos para a administração municipal, mas não é atendida pelos responsáveis.

Em nota, a Prefeitura de Itanhaém, por meio de sua Guarda Civil Municipal (GCM), afirma que está intensificando o patrulhamento de vias em diversos bairros. Em complemento, 50 novos GCMs aprovados em concurso encontram-se em fase final de estágio, e estarão nos próximos dias reforçando o efetivo. A prefeitura também diz que está realizando planejamento para a ampliação do número de câmeras de monitoramento em diversos pontos de grande circulação da cidade.

Veja Também

Influencer tem contas hackeadas nas redes sociais e criminosos aplicam golpe em pelo menos 20 seguidores

Especialista em harmonização facial com mais de 100 mil seguidores no Instagram, o dentista e …