Home / Política / Para generais da reserva, Braga Netto erra ao entrar em tema político da pauta ideológica de Bolsonaro

Para generais da reserva, Braga Netto erra ao entrar em tema político da pauta ideológica de Bolsonaro

Causou desconforto entre generais da reserva ouvidos pelo Blog a manifestação política do ministro da Defesa, Braga Netto, pela pauta bolsonarista do voto impresso.

A percepção interna é que Braga Netto erra ao se manifestar sobre o tema, mesmo para negar qualquer ameaça à realização de eleições no próximo ano.

A percepção é que o ministro se alongou muito na nota e nas manifestações. Ele assumiu publicamente a defesa da tese do presidente Jair Bolsonaro ao afirmar que “todo cidadão deseja a maior transparência e legitimidade no processo de escolha de seus representantes no Executivo e no Legislativo em todas as instâncias”.

Generais que foram contemporâneos de Braga Netto avaliam que esse tipo de manifestação pode trazer enorme prejuízo às Forças Armadas por abrir espaço para a politização dos quartéis.

“Não cabe ao ministro da Defesa esse tipo de manifestação política”, ressaltou um general quatro estrelas.

Esses generais reforçaram a posição do vice-presidente Hamilton Mourão de que não há qualquer dúvida sobre a normalidade das eleições no próximo ano.

Reportagem do jornal O Estado de S. Paulo publicada nesta quinta-feira noticiou que o ministro Braga Netto mandou um recado por meio de um interlocutor ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), de que, sem a aprovação do voto impresso, não haveria eleições em 2022.

“Essa informação tratou de um assunto fundamental para a democracia – realização de eleições. Claro que vai haver eleições. Qualquer tentativa de impedir eleições tem que ter investigação e responsabilização de acordo com a lei. Isso é fundamento democrático. Tem que aplicar a lei desde já”, disse ao Blog o general da reserva Santos Cruz, ex-ministro da Secretaria de Governo.

Veja Também

Bolsonaro diz que Forças Armadas não cumprirão eventual ordem ‘absurda’

O presidente Jair Bolsonaro afirmou nesta segunda-feira (27) que as Forças Armadas devem ser tratadas com respeito …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *